Rivian R1T – picape elétrica, versões e características


A picape elétrica R1T, da Rivian, esbanja tecnologia e robustez. Por ser um carro elétrico, sua autonomia chama muito a atenção, entregando 400 km ao seu proprietário.

O mercado de carros elétricos tem crescido muito nos últimos anos. A Tesla e as principais tradicionais montadoras, como BMW, Renault e várias outras, têm desenvolvido e produzido novos modelos baseados na eletricidade. Pode-se compreender que não é mais uma tendência, e sim, uma realidade de mercado onde os consumidores têm procurado mais produtos ambientalmente favoráveis. Em grande parte, a razão dessa mudança do combustível fóssil para novas fontes é devido a sensibilização das pessoas com a necessidade de cuidar do meio ambiente e por força de normas, vários países estabeleceram cronogramas para que a venda e produção de automóveis nos países seja migrada para combustíveis sustentáveis.


A Rivian é uma empresa americana do mercado de automóveis com foco na propulsão elétrica. Essa empresa fundada em 2009, tem somente 13 anos de vida, lançou no final de 2020 o modelo R1T. As entregas destes automóveis começaram a ser feitas em meados de 2021.


O R1T é uma picape elétrica. Talvez tenhamos algum preconceito com relação a força e autonomia dessas máquinas, portanto, seguem algumas informações relevantes: o modelo mais simples possui autonomia de 400 km, não deixa nada a desejar para qualquer carro popular movido a gasolina; e sua capacidade para reboque é de 4.990 kg, número considerável visto que é um produto novo. Provavelmente nas próximas atualizações a autonomia e capacidade de reboque serão itens a serem melhorados devido à importância para este segmento.


Para quem gosta de várias opções, pelo menos no quesito modelos elétricos, o R1T agrada consideravelmente. Logo em seu lançamento conta com 3 modelos distintos: Launch Edition, Adventure e Explore. Sendo este último o modelo mais simples e o primeiro o mais completo.


Dentre as diferenças nos modelos mais completos (Launch Edition e Adventure) os bancos são aquecidos e ventilados, enquanto no Explore são apenas aquecidos. O modelo mais robusto possui um pacote de baterias com maior capacidade, com quatro motores ao total, enquanto nos dois modelos mais baratos, há dois motores, um em cada eixo. O sistema de som é igual nos dois modelos mais caros e um padrão no modelo Explore.

O R1T possui aceleração de 0 a 100 km em pouco mais de 3 segundos, o que é muito significante para uma picape pesada, e em especial, com motorização elétrica. A picape tem tração nas quatro rodas em todas as versões, trazendo segurança para os passeios em terrenos acidentados e nas estradas de chão, junto possui 8 modos pré-programados para diferentes tipos de direção. Quatro para estradas e quatro para outros terrenos. Cada modo ajusta a altura da suspensão e gera respostas diferentes para os pedais, assim gera personalização e conforto conforme o terreno e principalmente conforme o estilo de direção do motorista.

O R1T possui teto panorâmico. Com isso, tanto o motorista quanto os passageiros conseguem ter uma ampla visão do céu, seja a noite ou de dia. Especialmente em uma noite estrelada a sensação de viajar com este modelo deve ser uma experiência que poucos automóveis conseguem realizar.

Normalmente, um modelo de carro vendido no Brasil possui poucas opções de cores. Para estes modelos da Rivian existem 9 diferentes cores externas para o potencial proprietário escolher. Desde cores mais tradicionais como o branco e o preto, também é possível encontrar cores menos comuns como amarelo ou verde. Você pode pensar que aqui temos muitos carros com a cor amarela, mas interessante comentar que são poucos os modelos hoje com a cor amarela de fábrica. Com certeza este modelo, que já é bonito e chamativo naturalmente, nessas cores não tão usuais, chamarão muito mais a atenção nas ruas.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.