Projeto Tarek (novo Volkswagen Taos) pode ser páreo para o Jeep Compass



O misterioso Projeto Tarek finalmente tem um nome oficial: Volkswagen Taos.

O novo SUV médio da Volkswagen deve ser apresentado no dia 13 de outubro, e será um concorrente direto do Jeep Compass, pois está posicionado na faixa entre o T-Cross e Tiguan.

O novo modelo, no entanto, chegará ao mercado brasileiro apenas no início de 2021, segundo informação do presidente da marca na América Latina, Pablo Di Si.



Mas, por que esse nome? De acordo com o comunicado global feito pela Volkswagen, o SUV médio recebeu esse nome porque foi desenvolvido com foco voltado para o mercado norte-americano, foi pensado para fazer sucesso junto a esse público. Taos é o nome de uma cidade e condado situado no Novo México, nos Estados Unidos, e também denomina o idioma da tribo nativo-americana Tiwa, e significa, neste idioma, “local dos salgueiros vermelhos”.

O vice-presidente sênior de marketing e estratégia de produtor da fabricante nos EUA, Hein Schafer, ressaltou, entusiasmado, que a escolha do nome foi pensada de modo a incorporar a natureza do carro, e nome Taos, fazendo referência direta à cidade americana, conseguiu representar bem isso, pois é uma cidade pequena, que proporciona grandes coisas, desde atividades ao ar livre até artes e culinária refinada.



O nome Taos não representa completamente uma surpresa, pois já havia sido registrado em vários mercados, inclusive no mercado brasileiro. No entanto, a Volkswagen realizou outros registros para nomear o novo SUV, situação que acontece geralmente quando a marca quer evitar que o nome seja descoberto antes do anúncio oficial.

A apresentação oficial do novo Taos, segundo o fabricante, está marcada para o dia 13 de outubro, através de um streaming global. O novo SUV será vendido também no México (que produzirá também para os Estados Unidos) e Rússia. A China, por sua vez, tem já a sua própria versão do SUV, o Tharu, que tem um design baseado no modelo Atlas/Teramont.

Leia também:  Aumento Preço Carros - Fim Desconto IPI

Os teasers que foram divulgados pela fabricante confirmam informações anteriores sobre o modelo, já adiantadas em flagras do novo Taos: o novo modelo terá uma grade frontal renovada, parecida com aquela usada no Tiguan e no Nivus. Pablo Di Si afirmou também que, para o mercado sul-americano, o modelo passará por algumas pequenas modificações, com o intuito de agradar ao gosto dos clientes sul-americanos.
Segundo a Volkswagen, o Taos inicialmente será oferecido apenas com motor 1.4 TSI e 150 cv de potência, além de 25,5 kgfm, combinado, como sempre, com o câmbio automático de seis marchas, além de tração dianteira.

Com relação ao visual, fotos que já vazaram na imprensa revelam o uso de uma grade em formato menor; faróis que também parecem menores, ainda com o elemento LED na parte de baixo e lâmpadas em LED. O para-choque também deverá ter uma entrada de ar menor. Na parte traseira, o modelo irá manter o formato das lanternas e elementos internos, ficando as mudanças principais no para-choque, que usará refletivos menores e não conterá as saídas de ar retangulares. Como o modelo ficará na faixa entre o T-Cross e Tiguan, deve medir cerca de 4,45 m de comprimento.

Comenta-se nos bastidores que, no futuro, pode haver uma variante chamada Taos GTI, que terá motor turbo 2.0 com 220 cv de potência e tração integral 4Motion. Segundo os rumores, essa variante estaria já em desenvolvimento.

O novo Volkswagen Taos tem previsão de chegada ao Brasil no primeiro semestre de 2021, e será produzido na Argentina.

A fabricante confirmou que o modelo já está em fase final de pré-produção no complexo de General Pacheco, na Argentina. Sobre os valores, como o modelo ficará entre o T-Cross e o Tiguan, e deverá custar entre 130 mil reais e 150 mil reais.

Leia também:  Brasil é o 4º país do Mundo em Venda de Automóveis

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *