Recall se deve a problemas no freio do veículo.
De início, antes de saber o motivo do recall, devemos saber o que é isso na verdade, recall é quando veículos de alguma montadora, após estudos feitos pela mesma, apresentam alguma coisa que não está de acordo com o padrão previsto para sua circulação em vias públicas, ou seja, coisas que podem prejudicar o motorista e os passageiros que estão na condução. A não reparação desses problemas terão total retorno a empresa em qualquer acidente causado, ou seja, a responsabilidade será totalmente da montadora.
Na última quinta feira, dia 28/03/2018, os modelos HB20 e HB20S foram convocados para este recall, devido a problemas apresentados nos freios, onde é causada uma falha. Os modelos são os 1.0 Turbo com transmissão de seis marchas, que tiveram data de fabricação entre 28 de janeiro de 2016 e 5 de fevereiro de 2018, após análises entre esses dois anos foi confirmada a “anomalia”.
A informação cedida pela empresa é que o problema se encontra especificamente na válvula de controle de vácuo do servo freio. E explica que os portadores dos modelos que comparecerem terão o veículo inspecionado e pode haver ou não danos no local, porém, para as duas possibilidades a Hyundai tem uma solução, caso não houver, apenas será aplicado um isolador térmico no local da peça, caso sim, houver dano, a medida será a substituição da peça por uma nova que nela já estará contido o isolador térmico.
A justificativa da montadora para a resolução deste defeito é que esta válvula por estar localizada em um local onde se encontra perto do conversor catalítico, pode estar sujeita a algum tipo de ressecamento dela mesmo. O que isso poderá causar de problema é, o motorista com o carro já portador deste defeito ouvir alguns ruídos que se assemelham a assovios no motor, ou seja, barulhos agudos vindos de lá. Outra coisa que poderá ser notada é a oscilação da marcha lenta do veículo.
A conseqüência deste ressecamento poderá ser também, assim como informado pela empresa, um problema de redução de vácuo na frenagem, pode parecer simples, mas isso poderá afetar de maneira que com essa redução, o esforço exigido ao motorista para a frenagem do carro seja maior, esse nem é o problema maior, porque apesar da exigência de força, o veículo terá sua frenagem normal, mas a maior preocupação é que ao frear, algum acidente possa ser causado devido ao problema, coisa que afetaria tanto no dano material, quanto no dano físico, e a responsabilidade por esses dois danos como já citado será exatamente da empresa. E está ligado também ao passageiro, que por erro de fabricação poderá correr esse risco, o que resumidamente, afetará dos dois lados.
Os chassis convocados com final de 6 dígitos são: 561697 a 870541.
Qual a importância de um recall ?
O recall interessa não somente a empresa, mesmo que você não necessite de um recall, é importante que entenda por que é tão importante e tão requisitado pela montadora. Bom, os interesses de quem é portador de um veículo com necessidade de recall é justamente a procura por segurança, pois ninguém gostaria de andar com um carro que não pode ser considerado seguro nem pela própria empresa, e não quer arriscar seus bens materiais, muito menos sua vida no trânsito. Já o interesse da empresa, também preocupando-se com seus compradores, é a segurança, pois sua segurança refletirá também em mais vendas, mas ela tem um interesse diferente do comprador, como em uma investigação de acidentes, caso for constatado que foi por falha na produção do veículo, quem deverá se responsabilizar é a montadora, independente da marca, e essas ações em uma grande escala poderá afetar muito a economia empresarial, então é melhor a prevenção por parte dela.
Gustavo Martins dos Santos