Como Valorizar o Carro Usado para Vender




Confira algumas dicas para saber valorizar o seu carro usado no momento da venda.

Chegou a hora vender ou trocar seu automóvel usado e você começa a se perguntar o que fazer para que seu veículo seja valorizado. Para falar a verdade, a valorização do seu veículo precisa começar pelo proprietário no ato da aquisição. Em outras palavras, você precisa cuidar bem do carro desde o momento que ele passar a ser seu. Um automóvel bem cuidado é um automóvel valorizado.

É verdade que, para o proprietário, o valor de um carro será sempre muito maior do que de fato é. Isso acontece porque valores emocionais são agregados ao valor de qualquer produto que esteja sob posse do dono por muito tempo. No caso de veículos, podem ser anos. No entanto, o comprador nunca verá seu produto com os mesmos olhos que você. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a dar real valor ao seu queridinho na hora desapegar.


Você precisa vender aquilo que você compraria

Na hora de vender o seu carro usado, você precisa sair do status de proprietário e se colocar no lugar de comprador. Dessa forma, ficará mais fácil perceber quais os atributos um bom carro usado precisa ter. Outro aspecto a ser observado é o valor de mercado do veículo. Para isso, o proprietário precisa fazer uma busca, na internet e em concessionárias, para saber qual o preço médio pelo qual outros veículos de mesma marca e ano estão sendo comercializados.

Um erro muito comum de quem quer vender um usado é investir em acessórios caros e querer cobrar um valor muito acima do preço médio. Entenda que o comprador levará em conta características como ar-condicionado e mecânica, por exemplo. Som turbinado e rodas caras podem não ser atrativos para a maioria dos compradores, e por isso, não servirão como justificativa para a elevação exorbitante do preço final do veículo. Guarde os comprovantes de peças que tenha comprado ou manutenção que tenha feito. Elas servirão como garantia e deixarão o comprador mais seguro de que está fazendo um bom negócio.

Limpeza interna

Pode parecer um pouco óbvio, mas acredite, nem tanto. A internet está cheia de anúncios de pessoas que tentam vender um carro, mas não se atentam para um item básico que é a higiene. Isso desvaloriza muito o automóvel, e provavelmente o comprador vai prestar mais atenção na sujeira do que nas qualidades do veículo.


Além disso, um carro empoeirado e sujo passa a impressão de que ele é mais velho do que realmente é. Por isso, mantenha seu carro sempre limpo, seja na hora de apresentar ao comprador, levar à concessionária de usados para avaliação ou tirar fotos para anúncios particulares.

Peças e equipamentos

Entenda, peças e equipamentos originais serão sempre mais valorizados. Não importa o quanto você tenha pagado por outros itens que você tenha adquirido para o veículo, os originais são sempre mais bem vistos. Deixe pequenos reparos por conta do comprador e dê atenção às coisas que realmente importam. A mecânica, por exemplo, é o coração do veículo. Ela precisa estar em perfeitas condições.

Documentação em dia

Se o seu veículo estiver com a vistoria atrasada ou possuir multas, saiba que isso fará com que o preço de mercado caia drasticamente. Isso porque o comprador, além de avaliar o valor que terá de desembolsar para acertar a documentação e pagar as multas, ainda levará em consideração o tempo que terá de perder com burocracia.

Outras recomendações

Guarde com carinho o manual e a chave reserva. Estes são pequenos itens, mas são de muita importância. Não pinte apenas pequenas partes no veículo para cobrir arranhões e imperfeições. Se não puder manter a pintura original, opte por pintar todo o veículo de uma só vez. Invista em uma boa propaganda, mas fale sempre a verdade. Diga ao comprador as qualidades, mas informe também se há algo a ser feito no veículo. Seguindo essas dicas, seu carro será muito bem valorizado.

Boa venda!

Por Nanny Cunha

Carro usado para vender



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *