Ter carro ainda é luxo para muitos brasileiros, para outros é uma necessidade, mas porque eles ainda são tão caros? Mais do que uma carga tributária elevada, os carros, principalmente os importados possuem uma taxação de impostos superior a outros países e ainda não possuem incentivos para modelos que poluem menos.
Os valores chegam a ser 50% superiores aos mesmos modelos vendidos em países desenvolvidos, onde os salários são maiores e a compra de um veículo não pesa tanto no bolso. Um exemplo é Range Rover Evoque que é vendido a 39 mil Euros em países como a Alemanha e no Brasil não custa menos de 200 mil Reais.
O modelo também é taxado com o IPI, um imposto sobre produtos importados que ainda é mais violento quando se trata de veículos produzidos em outros países.
Muitas pessoas se endividam com modelos populares, que foram adquiridos em parcelas a perder de vista e juros abusivos por parte dos bancos. Em alguns casos, os automóveis tem um acréscimo no seu valor de mais da metade do valor que seria pago à vista.
Os juros, quando abusivos podem ser reajustados quando os proprietários recorrem em juízo, ou seja, entram na justiça contra a concessionária e os bancos, contudo, são ameaçados de perder seus veículos e o que já pagaram por ele. Por essa razão é necessário buscar um advogado experiente na causa, que irá impedir que o bem seja retirado do proprietário.
Algumas pessoas costumam dizer que ter o carro é como ter um filho, tendo em vista os valores pagos pela manutenção e combustível. É caro comprar um veículo e também mantê-lo, sobretudo nas grandes cidades, onde a segurança pede que os donos contratem um serviço de seguro de autos, com valores exorbitantes. O que se opõe com a política do presidente Juscelino Kubistchek, que viabilizou a instalação das montadoras de veículos e construiu uma gama de estradas.
Por Robson Quirino de Moraes
Foto: divulgação
Fraco!! esqueceram de falar sobre o ganho das montadoras e das concessionárias, 'so falaram do carro importado que é sobre taxado, não falaram dos carros fabricados aqui e sao vendidos em outros paises 30% mais barato..
O problema não são só os impostos. Nos outros países do mundo tambem têm impostos. Só que o brasileiro está acostumado a pagar mais caro em tudo. um exemplo é o celular, internet.