Fiat Uno Grazie Mille é a versão de despedida do modelo

Grazie Mille, em português que dizer “muito obrigado” em italiano. Esse foi o nome dado pela Fiat para as últimas duas mil unidades do Uno, que será a série de despedida do Mille por R$ 31,2 mil.

Nascido em 1984, o Uno ocupou um importante lugar no mercado nacional desde então. Para a época, um projeto moderno, com tecnologias inovadoras. Desde o primeiro modelo até o Grazie Mille muita coisa melhorou, desde a qualidade de montagem até a qualidade final dos modelos.

O primeiro modelo do Uno tinha no painel um quadro de instrumentos, caixas satélites com os controles dos faróis e limpadores de para-brisa. Tudo muito inovador. Bancos confortáveis com regulagem de altura, um bom espaço para os pés para quem está no banco de trás. A posição de dirigir e a boa visibilidade que o automóvel eram alguns dos requisitos para a compra.

Muita coisa aconteceu ao longo desses anos e a tecnologia do carro melhorou significativamente. A qualidade de engate do câmbio, o ruído do câmbio (que era o que mais incomodava nos consumidores em marcha lenta e em ponto porto) acabou. Os motores 1.050 e 1.300 carburados eram econômicos para a época, mas nem se comparam com o motor 1.0 Fire com injeção eletrônica, além da curva (potência/torque) que supera à do antigo motor 1.300.

Já o corretor de frenagem não evoluiu igual aos outros componentes. A versão atual continua produzindo ruído. Dirigir em um piso irregular e fazer uma frenagem repentina com o veículo descarregado, bloca as rodas traseiras antes das dianteiras, alterando a trajetória. Isso não deveria acontecer no Grazie, mas aconteceu. Voltando para a parte boa do novo modelo, o funcionamento e a eficiência do freio de mão são incomparáveis. O antigo Uno tinha os “puntoni”, que veio junto com a suspensão, ao invés da barra estabilizadora, que acabava dando perda na estabilidade direcional com o veículo em alta velocidade e desgastando prematuramente os pneus. No Grazie Mille, além dos “puntoni” – que têm construção e buchas bem mais modernas – existe barra estabilizadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.