Dia Mundial do Fusca

  

Conheça um pouco mais sobre este veículo que completa este ano 82 anos de criação.

Poucos sabem disso, mas dia 22 de junho foi o Dia Mundial do Fusca. Ele nasceu em 1934 na Alemanha e foi no Ipiranga, São Paulo, onde a Volkswagen do Brasil iniciou suas operações em 1953. Segundo pesquisas, Ferdinand Porsche e Adolf Hitler firmaram um contrato neste dia mencionado acima para iniciar a produção.

Em 1950, as primeiras importações desde carro foram feitas e no início da fabricação no Brasil as peças eram trazidas de fora. Característica dessa época era o vidro traseiro dividido. Em São Bernardo do Campo/SP, a fabricação do então chamado Volkswagem Sedan foi entre os anos de 1959 e 1986, onde este passou a ser chamado oficialmente de "Fusca" só em 1983.

Com um projeto de um carro barato, que fosse econômico e que chegasse aos 100 km/h, este carro já nasceu para ser um veículo popular e de 1993 a 1996 a fabricação foi feita por pedido do Presidente, na época em exercício, Itamar Franco. Em 2012 ele voltou ao mercado, mas este veio da terceira geração do Beetle.

Na Dinamarca, um Fusca fabricado no ano de 1974 e com apenas 90 quilômetros rodados foi a leilão. O valor estimado dos lances estavam entre 35.000 a 40.000 Euros. E além da conservação e baixa quilometragem, este exemplar tinha a nota fiscal, manual do proprietário e kit de ferramentas estava intacto.

Um outro exemplo de leilão foi no caso do "Herbie" ano 63 que participou em dois filmes da série na década de 70. Ele vou vendido por US$ 86.250.

Com uma produção que chegou a 100.000 exemplares em 1950, o Fusca teve algumas versões modificadas, como é o caso do modelo "Cabriolet" de 1949, onde este, acredite se quiser, era conversível. Em 1976 uma outra versão de Fusca conversível era encontrado no exterior.


Carinhosamente chamado de "Bizorrão", o Fusca foi usado até pela polícia e hoje em dia, vários encontros de carros antigos são marcados por exemplares raríssimos ou modificados, onde os atuais donos exploram ainda mais a capacidade de força e resistência.

Algumas brincadeiras foram criadas por conta do fusca, uma delas é que, encontrando um fusca azul, os participantes dessa brincadeira trocam tapas e socos até ser falado "Fusca Azul".

Por: Fernando Dias

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *