Vendas de carros apresentaram queda em julho

  

Foi registrada queda de 21,58% nas vendas de carros no mês de julho de 2015 se comparado ao mesmo período de 2014.

As vendas de carros no Brasil tiveram queda de 21,58% no mês de julho, se comparado a dados de 2014, de acordo com informações da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).  A entidade classifica o índice como o pior para as montadoras desde julho de 2007. Vale ressaltar que no ano de 2015, o mercado de automóveis registrou venda de 1,5 milhão de carros. Esses índices, segundo a instituição, significam uma redução de 21%, quando se compara com os indicativos de 2014.  É possível consultar os índices econômicos do setor no portal da Fenabrave.

Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Automotores) avalia que os números apresentados têm ligação direta com a crise financeira. “O país passa por um cenário de baixa confiança dos investidores e consumidores, restrição ao crédito e expectativa pela conclusão dos ajustes na economia. Porém, acreditamos que os anúncios de algumas medidas, como o Plano Nacional de Exportações e o Plano Safra, são parte de uma agenda positiva”.

De certa forma, alguns setores esperam que o mês de agosto apresente melhores índices, como afirma Octávio Vallejo, presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de São Paulo), em entrevista ao jornal “O Diário do Grande ABC”.  Vallejo também menciona na reportagem que os bancos e instituições financeiras estão ainda mais exigentes quanto às aprovações de financiamento, o que dificulta as vendas.  Ele destaca que na região do ABC, cerca de dez concessionárias foram fechadas.

Os carros mais vendidos:


Embora julho tenha registrado queda nas vendas, se comparado aos outros meses de 2015, houve aumento de 6,9%, relacionado aos emplacamentos até agora. Entre os carros mais vendidos está o Palio, que mantém a liderança desde o ano passado, segundo informações do site do “Quatro Rodas”. Foram cerca de 11.312 unidades vendidas até o mês de julho. O Chevrolet Onix obteve mais de 10.726 emplacamentos, de acordo com a publicação.

Por Letícia Veloso

Comprar carros

Foto: Divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *