Veículos usados impulsionaram os financiamentos em outubro de 2014

  

A quantidade de veículos financiados no Brasil em outubro somou 579.100, sendo que 281.416 foram veículos novos e 297.684 veículos usados. O volume apresenta uma alta de 2,6% em relação ao mês de setembro e uma queda de 3,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No período de janeiro a outubro foram financiados 5.229 milhões de unidades, número 6.3% abaixo em relação ao mesmo período de 2013.

Esses números foram obtidos pela Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que contém o cadastro de restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo país. O SNG age contra fraudes em processos de financiamento de veículos.

Os dados de outubro indicam que a alta foi puxada pelos financiamentos de veículos usados, que apresentaram um aumento de 2,9% em relação a setembro, e de 4,8% em relação a outubro de 2013. Os veículos novos somaram 281.416 unidades, o que representou um aumento de 2,2% em relação a setembro e uma queda de 10,5% em relação a outubro de 2013. A queda verificada na venda de veículos novos já reflete o fim dos incentivos fiscais do governo federal, que impulsionaram as vendas em anos anteriores.

A modalidade de financiamento consórcio registrou crescimento em relação a setembro e apresentou a maior alta na comparação com o ano passado. Em outubro foram comercializados 78.000 veículos por meio do consórcio, o que representa uma alta de 3% em relação ao mesmo mês do ano passado, e 4% em relação a setembro desse ano.

Mas a principal modalidade de financiamento de veículos continua sendo o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que apresentou alta de 2,1% em relação a setembro e uma queda de 4% em relação a outubro de 2013 e resultou em 481 mil veículos.


Os dados do Cetip apontam também que no mês de outubro, os financiamentos de veículos de quatro a oito anos apresentaram um aumento de 11,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, e resultaram em 132 mil veículos financiados, e foi a única categoria a crescer na comparação com 2013. Os veículos novos, em compensação, tiveram uma queda de 11,3% frente a outubro de  2013 e resultaram em 181 mil veículos.

Por Russel Hernandes

Financiamento de carros usados

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *