Você já imaginou um carro movido a água do mar? Pois saiba que ele existe e acabou de ser homologado por órgão na Alemanha para rodar nas estradas do continente europeu – trata-se do esportivo Quant e-Sportlimousine. O automóvel pode atingir até 100 km em apenas 2,8 segundos, e foi projetado para chegar a 378km/h utilizando apenas água salgada. Todos os números serão postos à prova assim que o modelo foi lançado oficialmente.
O lançamento do carro ocorreu no Salão de Genebra em março deste ano, e foi comparado a uma McLaren P1. O protótipo foi desenvolvido pela empresa NanoFlowCell.
O Quant e-Sportlimousine possui 5,25 metros de comprimento, 2,2 m de largura e 1,35 m de altura, tendo como destaque a abertura das portas, que possuem estilo "asa de gaivota".
Como ele funciona?
O automóvel acomoda dois tanques de 200 litros destinados à água salgada, essa quantidade permite uma viagem de até 600 km.
O Quant e-Sportlimousine possui 920 cavalos, utiliza um sistema de energia de célula que tem como função alimentar os quatro motores elétricos contidos no carro. A água salgada é responsável pelo armazenamento de energia.
Entenda a energia:
A água salgada passa por meio de uma membrana entre os dois tanques, isso gera a carga elétrica. Assim a eletricidade é armazenada e então repartida por supercapacitores.
Valores:
Embora o carro tenha sido apresentado, ainda não foram anunciadas informações a respeito do preço e data oficial do lançamento. Em relação ao valor, especialistas supõem que o veículo movido a água salgada custe muito mais que os atuais carros, podendo chegar a 1 milhão de dólares.
NanoFlowcell – empresa desenvolvedora:
O presidente do Conselho da NanoFlowCell, Professor Jens-Peter Ellermann, afirma que a empresa possui alto potencial para desenvolver soluções de fornecimento de energia que vão muito além da indústria automobilística, estendendo-se também para a energia doméstica, assim como para tecnologia de aviação, transporte marítimo e ferroviário.
Por Rafaela Fusieger
Fotos: Divulgação