Consórcio de veículos – Como funciona

  

Há várias maneiras de se parcelar um veículo e uma delas é através do consórcio de veículos.

O consórcio é administrado por uma empresa, que reúne um grupo de pessoas interessadas em adquirir o mesmo bem e faz uma poupança coletiva. Mês a mês há um sorteio e o integrante desse grupo que é sorteado tem direito a retirar o seu bem.

Para participar de um consócio de veículo a pessoa pode escolher entrar em um grupo novo ou em um grupo já formado. No grupo já formado, muitas vezes as pessoas já começaram a pagar as parcelas e o novo cliente terá que contribuir com parcelas um pouco maiores que os demais, para que o montante final seja igual a todos.

Consórcio de veículos


Foto: Divulgação

A duração do consórcio, normas do grupo e taxas administrativas variam de acordo com o contrato estabelecido pela instituição. Para participar de um consórcio, é necessário pesquisar bastante e ver qual tem as menores taxas e que se enquadra melhor no orçamento doméstico. Uma boa opção é procurar as instituições bancárias que costumam ter uma variedade grande de consórcios, com grupos formados ou em formação, o que facilitará na escolha do mais adequado.

Deve-se ter cuidado e ler atentamente todo o contrato para ter ciência das taxas e das condições impostas. 

Por Milena Godoy

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *